GISLEY AZEVEDO GOMES (15 de Junho de 2009)

Jovem, sonhador, neotéfilo, religioso, padre estigmatino. Nasceu em 17 de novembro de 1977, no interior do estado de Goiás na cidade de Morrinhos. Filho de Sebastião Azevedo Gomes e Sebastiana Maria Gomes, era um filho dedicado e atencioso. Irmão e tio presente. Amigo da vida e daqueles que acreditavam nela.

Entrou no seminário em janeiro de 1995. Cursou filosofia em Goiânia-GO e teologia em Belo Horizonte-MG. Emitiu a profissão perpétua aos 23 de janeiro de 2004. Ordenado sacerdote em 29 de maio de 2005, pela Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos), na cidade de Morrinhos.

Gisley esteve na equipe do Instituto de Pastoral da Juventude do Leste 2 (Belo Horizonte-MG) e na assessoria do Setor Juventude da CNBB nos anos de 2006 a 2009. Colaborou no processo de elaboração do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas”. Assessor da Pastoral da Juventude, esteve presente na caminhada das Pastorais da Juventude do Brasil nas atividades nacionais e regionais, assim como nos Encontros Nacionais de Congregações e Movimentos que trabalham com juventude.

Comprometido com a vida da juventude, organizava, juntamente com as Pastorais da Juventude do Brasil, a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens que tem como lema “Juventude em marcha contra a violência”. Lamentavelmente ele foi vítima da violência que ansiava combater.

Gisley foi assassinado em 15 de junho de 2009, em Brazlândia, cidade satélite de Brasília-DF, vítima de sequestro relâmpago. Sua morte provocou consternação geral, no Brasil e América Latina, em todos os setores ligados à evangelização da juventude, a qual dedicou com entusiasmo e alegria todas as suas forças.  

Logo após a liberação do corpo por parte do Instituto Médico Legal foi celebrada uma missa na paróquia Santa Cruz, em Brasília. Após a missa, o corpo de padre Gisley foi levado para sua terra natal.

Ao chegar à igreja São Sebastião, em Morrinhos, foi celebrada missa de corpo presente. A Igreja estava completamente tomada. Caravanas de amigos jovens e adultos das Pastorais da Juventude e da Rede de Centros e Institutos de Juventude oriundos de vários estados se fizeram presentes para se despedir de Pe. Gisley.

Na quinta-feira, dia 18 de junho, foi celebrada missa de corpo presente, presidida pelo bispo de Itumbiara, dom Antônio Lino com a participação do bispo de Jaboticabal-SP, dom Antônio Fernando Brochini, que batizou e ordenou Gisley. Após a missa Gisley foi sepultado no jazigo dos estigmatinos, na cidade de Morrinhos.

Gisley fez sua páscoa aos 31 anos, vividos em favor da vida daqueles que sofrem e estão à margem da sociedade, em especial a juventude. Exemplo de amigo, assessor de juventude e religioso sacerdote comprometido com a causa do Reino de Deus.

Fonte: Ofício em memória ao Pe. Gisley Azevedo - Junho 2012.