PARTICIPE DA CAMPANHA "A BÍBLIA NA VIDA"

É uma alegria recordar experiências que contribuíram significativamente para minha vida. Nesta estrada, tive a oportunidade de conhecer o Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, ao qual quero dedicar profundamente estas palavras e convidar que por estas linhas passar a aderir a Campanha “Bíblia na Vida”.

Minha aproximação com o CEBI começou na minha adolescência através das Escolas Bíblicas realizadas na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz (Benguí, Belém/PA). Grande parte dos(as) participantes tinham algo muito em comum: viviam em um bairro atingido pelo empobrecimento social. E era a partir desta realidade também que as reflexões bíblicas partiam, fazendo um paralelo entre o antigo/novo testamento e o “pós-moderno testamento” vivido também ali naquela localidade.

Ainda consigo sentir o cheiro e o sabor das manhãs de domingo em que nos encontrávamos com Pe. Francisco Rubeaux em uma pequena escola pública para conhecer pouco a pouco a história do Povo de Deus. Éramos levados(as) a nos perceber também, parte deste povo e por isto tínhamos a função profética e missionária de assumir o compromisso com os(as) excluídos(as). Voltávamos para nossas comunidades e grupos, com o coração aquecido e dispostos(as) a ser testemunhas destas coisas (Lc 24,48).

A música e a poesia popular nos sintonizava com os textos. Canções como: “Toda Bíblia é comunicação...” ou “A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo...” animavam nossa mística nos impulsionando cada vez mais a adentrar na Palavra. Mergulhávamos também na sabedoria dos salmos e dos cânticos bíblicos como o de Miriam e Moisés “Minha força e meu canto é o Senhor, salvação ele se fez para mim...” ou de Maria “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome...”, dentre outros.

Mais do que cumprir uma carga horária ou uma agenda institucional, estas Escolas Bíblicas do CEBI tinham como principal propósito instrumentalizar lideranças no serviço por elas desenvolvido nas Comunidades Eclesiais de Base e nos movimentos sociais. Tanto que por muito tempo fiquei participando delas e somente depois de um certo tempo “migrei” para o Grupo de Aprofundamento.

Através desta metodologia popular e orante que o CEBI desenvolvia conosco, levando em consideração nossas limitações e potencializando nossas capacidades, fui percebendo então o quanto era importante conhecer as Sagradas Escrituras e incorpora-la em dentro da minha vida pastoral e social. O método de “leitura dos quatro lados” (social, político, econômico e ideológico) despertava em nós um olhar crítico e pé-no-chão a cerca das realidades bíblicas históricas e atuais.

Em 2008, tive a possibilidade de participar na Casa da Juventude Pe. Burnier (Goiânia/GO) da Escola Bíblica para Jovens. Uma proposta realizada no serrado e em alguns lugares do Brasil, específica para a juventude, levando em consideração seu modo de ser. Com a assessoria animadora de Mercedes de Budalles, que com criatividade tornou o estudo mais dinâmico. A arte e o lúdico, a vivência da espiritualidade com Ofício Divino da Juventude também foram elementos essenciais que contribuíram significativamente para o envolvimento dos(as) participantes com a atividade e entre si.

Hoje não estou no CEBI, mas sinto o CEBI em mim, continuando como uma grande referência na minha militância. Meus “últimos” reencontros com o CEBI aconteceram este ano no Dia Mundial da Oração – onde ele sempre contribui na organização desta celebração em minha cidade – e numa atividade da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belém, através da importante participação de Ir. Tea Frigerio, religiosa xaveriana e assessora do CEBI, nos ajudando a refletir sobre a dimensão do cuidado com a missão e com a juventude. Além disso, estive presente numa das reuniões de preparação par o Seminário de Bíblia e Juventude(s) que acontecerá em Belém/PA. Este último contato se deu com a minha ida pela primeira vez em sua sede estadual, localizada dentro de um bairro periférico da metrópole da Amazônia.

Portanto, precisamos unir-nos em solidariedade e contribuir com a Campanha “Bíblia na Vida” que tem por objetivo a mobilização de recursos para a ampliação dos projetos do CEBI de Leitura Popular e Comunitária da Bíblia. É tempo de viver a experiência das primeiras comunidades cristãs e em comum para o bem comum, em vista daquilo que o CEBI oferece a mais de 30 anos no Brasil e em diversos lugares do mundo numa perspectiva libertadora, comprometida com os(as) empobrecidos(as).

No Estado do Pará, você pode obter maiores informações através dos seguintes contatos:
R. Generalíssimo Deodoro, Pass. José Pires, nº 8 – Cremação. CEP: 66045-600 | Belém – PA
Telefone: (91) 32522650 ou (91)82063311 E-mail : cebipara@yahoo.com.br (Zulema e Celina).

A responsabilidade do CEBI na formação bíblica e para cidadania, necessita também de nossa responsabilidade, nossa contribuição. Por isso, é importante mobilizar todos(as) nos diversos lugares que se encontram, sensibilizá-los(as) a cerca da importância deste serviço em nossas comunidades. Com esta partilha, não estaremos somente doando algum valor financeiro, como meros patrocinadores(as) do CEBI, mas estaremos sendo parceiros(as) construtores(as) do Reino fazendo valer o nosso amor pela Palavra e pela vida!