DOM OSCAR ROMERO (24 de Março de 1980)

Cristo nos convida a não ter medo da perseguição porque, creiam, irmãos, aqueles que se comprometem com os pobres têm que seguir o mesmo destino dos pobres. E em El Salvador já sabemos o que significa o destino dos pobres: ser desaparecidos, ser torturados, ser capturados, aparecer cadáveres...

Estas mortes, ao invés de apagar em nós o ardor da fé, entusiasmam ainda mais o vigor de nossas comunidades..."Cristo nos convida a não ter medo da perseguição porque, creiam irmãos, aqueles que se comprometem com os pobres têm que seguir o mesmo destino dos pobres. E em El Salvador já sabemos o que significa o destino dos pobres: ser desaparecidos, torturados, ser capturados, aparecer cadáveres...
Me alegro, irmãos, de que nossa Igreja seja perseguida, precisamente por sua opção preferencial pelos pobres e por tratar de encarnar-se no meio deles.

Seria triste que, em uma pátria onde está se assassinando tão horrorosamente, não contássemos também entre as vítimas com sacerdotes. São testemunho de uma Igreja encarnada nos problemas do povo... Aqueles que caem na luta, contanto que tenha sido por amor sincero ao seu povo e buscando a verdadeira libertação, devemos considerá-los para sempre presentes entre nós...

Quero assegurar a vocês e peço suas orações para ser fiel a esta promessa: que não abandonarei meu povo, mas correrei com ele todos os riscos que meu ministério exige... Tenho sido frequentemente ameaçado de morte. Devo dizer-lhes que como cristão não creio na morte, mas sim na ressurreição. Se me matarem ressuscitarei no povo Salvadorenho. Isso lhes digo sem nenhum orgulho, mas com a maior humildade... Como pastor estou obrigado por lei divina a dar minha vida por aqueles que amo, que são todos os salvadorenhos, mesmo por aqueles que vão me matar. Se chegarem a cumprir as ameaças, desde já ofereço a Deus o meu sangue pela redenção e salvação de El Salvador...

O martírio é uma graça que não creio merecer. Mas se Deus aceita o sacrifício de minha vida, que meu sangue seja semente de liberdade e sinal de que a esperança será em breve uma realidade..." 

Palavras de Testemunhas - Ofício dos Mártires da Caminhada Latino-Americana